quarta-feira, 6 de abril de 2011

APRESENTANDO A APAC

 APAC - Associação dos Produtores Autônomos da Cidade e do Campo – Nasceu a partir do Centro de Desenvolvimento Técnico e Social de São João de Meriti, o CADTS, que desenvolveu cursos técnicos na área de mecânica, elétrica e informática. No final dos anos 80, o CADTS teve contato com alguns agricultores observando o que eles mais necessitavam em termos de equipamentos e assessoria. A situação destes agricultores exigia uma atenção especial, com estudos mais detalhados e apoios mais concretos. Daí então no dia 1º de maio de 1986 a APAC foi criada a fim de atender a  demanda destes agricultores e fornecer – lhes a estrutura necessária à melhoria de suas condições. Foram feitos diversos estudos sobre equipamentos agrícolas que pudessem ser fabricados na APAC a fim de aumentar a solidariedade entre o campo e a cidade dando base para vinda da tão esperada reforma agrária.
O principal objetivo era então criar uma rede de relações que aproximasse o meio rural e urbano para que estes dois ambientes se apoiassem mutuamente ao invés de caminharem isolados. O propósito da associação vai muito além da produção de equipamentos e materiais, pois tem ainda o interesse de estimular a cooperação, a auto-organização e a participação ativa dos trabalhadores na comunidade.
O espaço da APAC é atualmente composto por diversos grupos de produção, sendo eles:
OPMAC: (desde 1997) Fabricação de equipamentos e estruturas metálicas (http://www.opmac.com.br/);


COOPERATIVA de Trabalhadores(as) em Agroecologia FLOREAL: Assessoria em Agroecologia (http://florealcooperativa.blogspot.com/);


GRUPO DE ESTUDOS LIVRES: Organizado por membros da APAC para auto-formação;


ArteFUXICO: Produzem artesanato a partir de retalhos (http://artefuxicos.blogspot.com/);


OFICINA MECÂNICA DE AUTOMÓVEIS;


RESTAURANTE.

Endereço:
APAC - Associação de Produtores Autônomos do Campo e da Cidade
Rua Cacilda 1535, Coelho da Rocha, São João de Meriti – RJ
CEP 25550-150
Telefone: (21) 2751-5438

Nenhum comentário:

Postar um comentário