quarta-feira, 1 de junho de 2011

Organizações Populares Autônomas contra o plano IIRSA

Nós da APAC somos uma das organizações participantes do IX ELAOPA/2011, colaborando na Comissão de Questão Agrária e Ecológica. Nossa luta é semelhante a dos povos vizinhos, e entendemos que, principalmente nas duas últimas décadas, o problema que latifúndio na América Latina se transformou. Hoje, com a consolidação do agronegócio como modelo de exploração do solo, o inimigo central não é mais unicamente o grande proprietário de terra. O uso predatório da terra, o agronegócio, resulta de uma articulação entre latifundiário, capital internacional e os Estados.
Além disso, compreendemos que esse modelo tem se intensificado com a implementação do plano IIRSA, que vem desempenhando, sobretudo mediante o estabelecimento de corredores internacionais para o escoamento dos produtos agrícolas do agronegócio e dos nossos recursos naturais, o papel de maximizar o abastecimento do mercado internacional.
Dentre as propostas tiradas estão:

·         Criar redes solidárias com demandas e frutos;
·         Realizar eventos e mobilizações coordenadas em datas de reuniões do IIRSA.




O IIRSA (Iniciativa para Integração da Infra-estrutura Regional Sul-Americana) é um programa estabelecido pelos governos de 12 países na América do Sul, com o objetivo de integrar fisicamente esses países mediante ações conjuntas nas áreas de transportes (rodoviário, portuário, aeroportuário, hidroviário, etc), energia (oleodutos, gasodutos, redes de energia elétrica, etc) logística (quebra de barreiras aduaneiras, mercados de fretes e seguros, etc) e telecomunicações, levando em conta estradas, rios e hidrelétricas. Esses projetos, já em curso em todos os países integrantes, são financiados e impulsionados por organismos multilaterais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), do Estado brasileiro, etc.

As construções em curso, e de tamanha infra-estrutura, que sem dúvida levarão os países da América do Sul a um aumento exponencial da sua dívida externa, servirão para fundamentalmente maximizar a exploração dos nossos recursos naturais, acelerar o processo de abastecimento dos mercados internacionais com esses recursos e beneficiar as empresas transnacionais. O “desenvolvimento econômico” para a região que se intenta com esse plano promoverá as condições necessárias para a reprodução do sistema capitalista, por meio da abertura dos mercados mundiais, promoção da iniciativa privada e retirada dos Estados da atividade econômica direta. O que significa uma nova ofensiva, em consonância com tratados de livre comércio estabelecido entre os Estados Unidos e alguns países da região, para a ampliação do modelo neoliberal na América do Sul.

A seguir alguns estudos sobre os impactos provocados pelo plano IIRSA:  

·         (IIRSA) Integración de Infraestructura Regional Sudamericana - OTRO PASO EN LA EXPLOTACIÓN DE LOS PUEBLOS Y TERRITORIOS SUDAMERICANOS

·         Os Impactos da IIRSA na Mata Altlântica

·         IIRSA É esta a integração que nós queremos?

·         IIRSA Desvendando os Interesses

Nenhum comentário:

Postar um comentário